Avançar para o conteúdo principal

IH - Bóias Ondógrafo

Mais um conteúdo GoogleearthPT.

Trata-se de Registos Gráficos da informação captada pelas diversas bóias ondógrafo sob a alçada do IH (Portugal Continental e Arquipélago da Madeira) e da Universidade dos Açores Projecto CLIMAAT (Arquipelago dos Açores).

Este KMZ vai buscar a informação toda ao site do Instituto Hidrográfico (IH) e site do projecto CLIMAAT, no entanto, actualizações relativas ao estado das Bóias são feitas pelo GoogleearthPT pelo que este KMZ é uma "Ligação de Rede" que se actualiza a cada vez que é carregada nos vossos GEs para descarregar a versão mais recente.

No caso das Bóias Continentais e Arquipélago da Madeira (imagem a cima), sempre que clicarmos no "Indicador de Local" vermelho correspondente a cada bóia, aparecerão (graficamente representados), todos registos captados pela respectiva bóia nos últimos 7 dias até à hora de actualização mais recente.
Cada "Indicador de Local ou Placemark" das Bóias Continentais e do Arquipélago da Madeira contem os seguintes registos gráficos e informativos:
  • H(MAX) Altura máxima
  • H(MO) Altura significativa
  • T(MAX) Período máximo
  • T(O2) Período médio
  • Direcção de Onda
  • TEMP Temperatura da água
Há ainda no final da página do "Indicador de Local", uma ligação que lhe permitirá aceder aos registos via RSS feed no seu explorador de Internet.

No caso das Bóias dos Açores (as que estão operacionais), registam em texto os dados mais recentes à hora que clicarmos, e graficamente os dados recolhidos nas últimas 24h.
Assim temos a seguinte informação textual para cada "Indicador de Local":
  • Estado (Bóias inactivas ou em reparação não contêm dados)
  • Nome
  • Localização
  • Data/Hora do Registo
  • H(z) Altura Significativa
  • H(MAX) Altura Máxima
  • T(med) Período Médio
  • T(max) Período Máximo Observado
  • Período Onde de Altura Máxima
  • Direcção da Agitação
  • Temperatura de Água à Superfície
E os seguintes registos gráficos actualizados a cada 24h:
  • H(z) Altura Significativa
  • H(max) Altura Máxima
  • T(med) Período Médio
  • T(max) Período Máximo
  • Direcção da Agitação
O GoogleearthPT blog actualizará semanalmente o estado das bóias para que a ligação de rede esteja sempre operacional, qualquer dúvida que surja ou problemas com o carregamento dos dados podem-nos sempre contactar.

Assim ficam aqui as ligações:
Cumprimentos,
GoogleearthPT

Comentários

Mais populares...

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth, Valery35. Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos.
Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do nosso …

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente.
No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma.

A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental.

Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5Entre 4.6 e 5.5Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5)Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5)Entre 5.6 e 6.5Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5)Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3)Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5)Entre 6.6 e 7.3Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5)Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5)Entre 7.4 e 8.5Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5)Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem)

É ainda possível, navegar pelas diversas pastas, isol…

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente.

O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio.

Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura, é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas.
Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE.
Embora os biótopos Corine não tenham valor legal são indicativos da s…