Avançar para o conteúdo principal

Especial "Furacão Gordon"!

Hoje de manhã, a TSF anúnciava que a protecção civil terá lançado um alerta vermelho para o arquipelago dos Açores, uma vez que o furacão "Gordon" encontra-se nas próximidades arrastando-se a uma velocidade de 45km/h com uma muito provavel passagem pelo arquipelago.
Dada a incerteza, no que diz respeito a este tipo de tempestades e à crescente preocupação dos habitantes das possiveis áreas afectadas, optámos por dedicar uma reportagem especial, com algumas surpresas.
A ligação seguinte "GoogleEarthPT-Meteo.kmz", (caso não consiga descarregar clique aqui para descarregar em formato zip) trata-se de um compendium de mapas de leitura de satélites metereológicos (NOAA, METEO, etc.) cujos conteúdos foram expressamente escolhidos por fornecerem informações suficientes para que os leitores deste blog possam seguir online o percurso desta tempestade e quem sabe tomar exclarecer algumas dúvidas que os residentes das zonas que serão afectadas possam ter.
Toda a informação neste ficheiro, actualiza-se automáticamente em periodos que dependem da frequência de passagem do próprio satélite e das entidades que analisam e produzem os próprios mapas.
Alguns mapas, actualizam-se de 2 x 2horas, outros de 3 x 3horas, de 6 x 6horas e de 24 x 24h, por isso advertimos para prestarem atenção aos avisos da protecção cívil independentemente dos resultados dos mapas.
No que diz respeito ás surpresas, passamos a descreve-las:

Mapa Global com a cobertura de Núvens (3x3h)

Aqui poderão consultar a cobertura de nuvens do planeta inteiro, mais importante é o facto de poderem tirar medições com a ferramenta de medição do GoogleEarth e verificar a que distância se encontra a tempestade assim como marcar com placemarks o "olho" da tempestade a cada actualização do mapa (de 3 em 3 horas) para prever a direcção.

Altura Significativa e Direcção de Ondas (24x24h)

Este mapa poderá induzir em erro o leitor pois trata-se de uma previsão lançada no dia anterior para a direcção e altura de ondas. O mapa actualiza-se assim de 24 em 24h mas no entanto serve ainda para ter a noção do que esperar tanto para a altura de ondas na zona anterior, posterior e <> e respectivas direcções. Se clicarem no link a azul com o nome "Altura Significativa e Direcção de Ondas Atlântico (24h)" na collectânea de mapas, aparecerá uma escala e a data e hora a que a previsão foi feita para melhor interpretarem o mapa.
Previsão de Chuvas (3x3h)

A previsão expressa nest mapa é a da pluviosidade com uma actualização de 3 em 3horas e uma escala de cores correspondente a mm/h. Para visualizar a escala basta clicar no link a azul com o nome "Previsão de Chuvas (3h)" na collectânea de mapas, aparecerá então o mapa global com a leitura de satélite, uma escala de cores e a data e hora a que a leitura se refere.
Mapas Infravermelhos Atlântico Este e Oeste (2x2h)

Provavelmente os mais expressivos de todos os mapas nesta colectânea, encontram-se dentro de uma pasta com o nome Leituras de Satélite por Infravermelhos. Nesta pasta encontramos duas leituras fornecidas pela NOAA e que dão uma visibilidade quase em tempo real (actualizdas de 2 em 2 horas) das condições metereológicas no Atlântico Norte. Estas duas leituras funcionam perfeitamente em conjugação com as outras já mencionadas uma vez que os vermelhos verdes e azuis dos dois mapas simulam uma visualização quase tridimensional quando conjugadas com por exemplo o Mapa de Núvens ou o Mapa de Ondas.
Direcção e Velocidade de Ventos até 10m (6h)

O terceiro mapa na pasta Leituras de Satélite por Infravermelhos é um mapa actualizado de 6 em 6 horas com leituras da força e direcção dos ventos baixos (até 10m acima do mar). Infelizmente a cobertura deste mapa não chega ao arquipelago dos Açores, no entanto é importante para antevisões de outras possiveis tempestades tropicais que terão de passar pela área de cobertura deste mapa antes de chegarem a ameaçar a zona. A imagem em cima mostra este mapa em conjugação com o Mapa de Núvens.

Experimentem as várias possíveis combinações dos mapas pois darão visualizações excelentes.Esperamos que a passagem desta tempestade seja breve e sem concequências.

Cumprimentos a todos,
Djorge

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do