Avançar para o conteúdo principal

Actualização do Menu Lateral!

Olá a todos!

Alteramos o conteúdo do menu lateral do blog, de modo a torná-lo mais acessivél e permitir o encaixe dos temas que futuramente serão abordados no blog.
Passo então a descrever as alterações:

GE 4 BETA
Com o link directo para baixarem a versão mais recente do Google Earth 4 (ainda em versão de testes) abrimos a secção direccionada ao descarregamento para instalação das diversas versões do Google Earth disponíveis.
Para os utilizadores cujas máquinas não aguentam o GE4, ou aqueles que perferem o aspecto da versão anterior, incluimos a ligação para essa versão em GE V.3 (Antigo).
Encontra-se também disponível a ligação para a versão paga do GE, o GE Plus (20$) cujo preço é por uma licença de 1 ano.
A versão profissional do programa também tem a respectiva ligação em GE Pro Gratuito 7-Dias (400$) sendo que a google fornece esta versão gratuitamente durante um periodo de 7 dias após o qual o utilizador deverá desinstalar ou adquirir a respectiva licença pelo preço definido.
Conclui-se a ligação ao software gratuito de modelação tridimensional da google, em Google SketchUP Gratuito. Este software recentemente adquirido pela Google permite facilmente exportar modelos tridimensionais para o Google Earth e é disponibilizado também gratuitamente.

Exportação para KML
Esta secção arranca com 6 ligações para scripts, plug-ins, ou aplicações independentes (gratuitas) que podem ser utilizadas na exportação dos vossos modelos 3D para a linguagem KML, para posteriormente abrir com o GE.
Para os utilizadores de software da ESRI como o ArcGIS, ArcMAP, e ArcGLOBE colocamos duas ligações para a exportação dos modelos. Sendo a primeira (ESRI | Export to KML 2.3.4) gratuita fornecida pela própria ESRI como Script, a segunda (ESRI | KMLer Gratuito 7-Dias) paga após os 7 dias de experiencia (criada por um membro da comunidade GE) e a terceira ferramenta (ESRI | SHP para KML), que também é fornecida pela ESRI, optamos por coloca-la após termos sido contactados por leitores nossos que tinham dúvidas sobre como exportar shapefiles de árvores apartir do software ESRI para o GE.
Para os utilizadores da gama de produtos da Autodesk, colocamos 3 aplicativos que permitem a conversão dos seus modelos 3D ou 2D para KML.
A ligação AUTOCAD | Google Extension Beta remete para um plug-in em versão beta, para o AutoCAD 2007 e permite facilmente exportar os modelos 3D ou desenhos 2D directamente para o Google Earth. Um pequeno senão é o facto da precisão não ser muita e por vezes são necessárias várias tentativas até acertar com o modelo no "alvo".
A ligação AUTOCAD | Avatech Earth Connector remete para um programa que integra com todas as versões AutoCAD e derivantes como Land Desktop, Autodesk MAP, etc. e também converte os modelos criados de raíz nestas aplicações para KML ou KMZ.
A ultima ligação nesta secção MAYA | Maya 2 Google Earth é para os amantes do verdadeiro "3D mórfico", dos "nurbs" e das faces minimas para um maping correcto, trata-se de uma ferramenta para os utilizadores do Maya. Este "mel" permite a exportação de modelos 3D para KML ou KMZ tal como as outras, mas tem uma vantagem, permite a captura de "stils" retirados do ecrãn em OpenGL apartir de filmes ou jogos que estejam a correr, para a sua exportação/posicionamento em ambiente GE com o correcto angulo de camera.

Ferramentas Educativas
A secção de Ferramentas Educativas resulta de uma promessa a um dos nossos leitores que nos questionou sobre a relação entre o GE e a sala de aula.
Arrancamos com esta secção com duas aplicações criadas por um utilizador brasileiro do GE que se divertiu a explorar o código XML e a interacção com o programa de modo a conseguir fabricar ferramentas úteis para o dia-a-dia de todos nós.

A primeira ligação remete para o GE Path.
Trata-se de um programa da autoria de Ricardo SGrilo cujo site está em inglês, que serve para plotar caminhos our percursos, desenhar contornos ou polígonos fechados e medir áreas, distâncias e perímetros.
Seguem-se algumas imagens retiradas do próprio site do Ricardo.















A segunda ligação remete para o GE Graph.
O GE Graph aproveita a mesma computação do GE Path e aplica-a no GE utilizando a terceira componente matemática, o valor Z ou altitude. Os resultados dos trabalhos efectuados com esta ferramenta são verdadeiramente magnificos, podem-se criar gráficos matemáticos que interagem com a geografia mundial.
Seguem-se alguns exemplos do potencial desta ferramenta.


































Nesta secção serão colocados, futuramente, trabalhos para utilização na sala de aula com conteúdos lúdicos e educativos.

Truques Et Dicas
Na reorganização do blog, achamos necessária uma secção de ajuda ao utilizador "virgem" do GE. Aqui colocaremos, instruções passo a passo para criar, abrir, editar e partilhar todos os vossos pins, viagens, etc.
Os passos para colocar uma rota gravada num GPS no GE estão descritos na ligação 01 | Importar Rotas de GPS que foi colocada aqui no blog no passado dia 31 de Julho.

Ligações Uteis
Aqui optamos por colocar ligações a sites ou blogs de referência útil (a nosso entender) para os conteúdos do GoogleEarthPT.
A ligação Blog MontanhAcima remete para o blog do autor do percurso utilizado no exemplo nº1 da secção truques e dicas.
A ligação Forum Comunidade Google Earth remete para a comunidade GE onde por vezes uma pequena pesquiza ou questão colocada pode poupar-nos dias de trabalho.

Experimentem os novos conteúdos e deixem-nos os vossos comentários.
Cumprimentos a todos,
Djorge

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do