Avançar para o conteúdo principal

Mais Informação para os Amantes da Aviação!

Ora aqui está alguém que puxou pela imaginação e deu uma excelente utilidade ao seu GPS e ao programa de que o mundo inteiro continua a falar "Google Earth".

A reportagem de hoje, toca mais uma vez no tema dos voos de ultra-ligeiros em Portugal!

João Matias, mais um membro da comunidade Google Earth, disponibilizou no passado dia 12/06/06 um trabalho (AQUI) com o seguinte titulo Light Aircraft Landing Places - South Portugal - Up. Ainda não consegui entrar directamente em contacto com o autor do trabalho, mas pelo título, que se traduz em "Locais de Aterragem para Ultra-ligeiros - do Sul de Portugal - para cima" e, pelo conteúdo tanto na sua nota original como o do proprio trabalho em si, deduz-se que o autor é ele proprio piloto, e que fez um levantamento dos vários aerodromos existentes desde o Algarve a Portalegre com um GPS.
O método usado para a importar a informação do GPS para o Google não foi definida, mas presume-se que tenha usado a versão Google Earth Plus para importar directamente do GPS.
O resultado é este:
Para quem voa regularmente, para quem voa pouco, ou até para quem não voa excepto quando liga a caixinha mágica e abre o Google Earth para dar uma volta pelo mundo, aqui temos mais um trabalho que embora pareça simples, é o único até ao momento o que lhe dá um valor enorme logo á partida e que nos leva a considera-lo como um trabalho muito útil, tanto para a comunidade TUGA, como para quem precorre os céus de Portugal sobre pequenos objectos de fibra puxados a motor!

Contribuam com trabalhos vossos, não fiquem á espera que seja o João a percorrer o paìs inteiro para terminar este trabalho.

djorge

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do