Avançar para o conteúdo principal

Mais Actualizações no GE!

1 Mês e 10 dias!

Tenho de arranjar alguém para me ajudar aqui nas actualizações! ;)
O problema é que nem sempre se tem tempo para inserir a quantidade de informação purgada pelos servidores do GE aqui todos os dias.

Notas à parte, o tema de hoje passa pelo mega update efectuado pelos "gurus" da google no passado dia 8 do mês corrente.
PenguinOpus um dos administradores do bbs da comunidade google earth descreveu deste modo a actualização de que vos falo, passo a traduzir:

"...A 8 de Junho, actualizamos todo o historial de informação da Digital Globe anexando ainda uns outros intens. É impossivel tentar enumerar todas as actualizações, mas agora +33% dos telhados das áreas populadas no mundo estam cobertas com uma resolução inferior a 1m por pixel..."

Assim podemos agora verificar no Arquipelago da Madeira, que no passado dia 17 de Maio, data em que anunciei a melhoria na resolução para o Arquipelado dos Açores, apenas podiamos "voar" a cima dos 25km sem que tudo se transforma-se numa mancha verde, agora temos uma cobertura a 100% das 2 Ilhas principais, a Madeira e Porto Santo, ambas com uma resolução perfeita para "voos" a 500m de altitude.
No que diz respeito ao resto do paìs, há enumeros locais que agora estão também com esta nova resolução de destacar são as zonas litorais e algumas zonas do interior.
Anexo à informação foto-ortométrica, veio também a actualização de locais até ao nível de vilas, para todo o território.
Por estas razões concordo em pleno com o PenguinOpus quando ele diz ser impossivel enumerar todas as actualizações.
No entanto, destaco um novo item adicionado que considero ser muito util para a nossa comunidade Tuga, o lançamento nos Layers do GE de uma pasta com o nome "Alternative Place Names", onde ao abri-la verificamos Portuguese como uma das linguas seleccionáveis. Resumindo, ao clicarmos na caixa activamos para além dos nomes em Inglês (por defeito) que vêm no GE, os nomes escritos em Português com os ^`´ e ~ sobre os (i)s (a)s (e)s e (o)s.
Outra vantagem desta nova função, pode também ser vista nos nomes de cidades de antigas colónias Portuguesas, que desde a independência passaram a ter nomes locais e que agora com esta função activada são mais facilmente encontrados.
Um exemplo, a cidade de Namibe - Angola, pode também ser vista e consultada como Moçâmedes - Angola.
Houve muitas actualizações neste mês, explorem bem pode ser que encontrem algo que antes não estáva lá.
A comunidade Tuga tem aderido bem ao blog, tenho consultado as estatisticas e vejo que somos 95% dos que normalmente consultam este blog.
Só vos peço que comentem, digam o que pensam o que acham de errado ou o que gostam!
Cumprimentos a todos,
djorge

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do