Avançar para o conteúdo principal

Weather Bonk! Compendium de Metereologia

Pois é, tal como o titulo indica, mais um KML de metereologia, no entanto ao meu conhecimento actual, trata-se do mais completo e util, para nós tugas, de todos os que circulam na internet.
O autor deste trabalho, apresenta-se com o nome de utilizador weathemaps e é mais um membro da comunidade google earth.
Este KML (que pode descarregar clicando aqui), é mais uma ligação dinâmica em rede (Network Dynamic link), tal como o trabalho do Radar de Previsão de Chuvas colocado aqui no blog a 24 de Fevereiro.
Ao principio quando nos aparecem as ligações no google earth, sobre a pasta "Temporarios", apercebemo-nos que apenas quando nos aproximamos mais do nosso Portugal é que aparecem os diversos "pioneses" com a informação sobre o estado do tempo.
Trata-se então de um trabalho com perfundidade dinâmica, ou seja, o nível de informação que o servidor (onde está alojado o trabalho) nos fornece depende do nível de aproximação do solo (factor de zoom). Ou seja, ao visualizarmos o país inteiro apercebemo-nos de que por exemplo em Lisboa, temos 1 "pionés" com a temperatura e direcção de vento (ver imagem em cima), à medida que nos aproximamos da cidade vemos as restantes estações de medição de temperaturas como a de Portela de Sacavem ou a de Benfica (ver imagem em baixo).
Atenção, o facto deste KML ser em rede, quer dizer também que ele actualiza o conteudo consoante o factor tempo, que estando este relacionado com a aproximação (zoom) significa que a actualização só se verifica 2 segundos após a paragem da câmera. Isto é, enquanto o mapa estiver a mexer, não há actualização. Mais ainda, os vectores de vento só têm direcção real quando visualizamos com o Norte para cima e com o "tilt" (inclinação da câmara) a zero.
Quanto às informações fornecidas, estas vão desde medições actuais (a maioria em tempo real) de temperaturas do ar e direcção e velocidade de ventos (na estação) para o território nacional.
Para além das nossas fronteiras, fornece ainda imagens (webcam) em tempo real de algumas estações metereológicas no mundo e "overlays" (sobreposições de imagens, quase em tempo real) de radares e outras analises gráficas metereológicas.
No que diz respeito a Portugal a informação é um pouco escassa, no entanto, ao que conheço, trata-se do primeiro trabalho a incorporar metereologia portuguesa que funciona. Só por isso já merece louvor.

Parabéns ao autor.

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do