Avançar para o conteúdo principal

Weather Bonk! Compendium de Metereologia

Pois é, tal como o titulo indica, mais um KML de metereologia, no entanto ao meu conhecimento actual, trata-se do mais completo e util, para nós tugas, de todos os que circulam na internet.
O autor deste trabalho, apresenta-se com o nome de utilizador weathemaps e é mais um membro da comunidade google earth.
Este KML (que pode descarregar clicando aqui), é mais uma ligação dinâmica em rede (Network Dynamic link), tal como o trabalho do Radar de Previsão de Chuvas colocado aqui no blog a 24 de Fevereiro.
Ao principio quando nos aparecem as ligações no google earth, sobre a pasta "Temporarios", apercebemo-nos que apenas quando nos aproximamos mais do nosso Portugal é que aparecem os diversos "pioneses" com a informação sobre o estado do tempo.
Trata-se então de um trabalho com perfundidade dinâmica, ou seja, o nível de informação que o servidor (onde está alojado o trabalho) nos fornece depende do nível de aproximação do solo (factor de zoom). Ou seja, ao visualizarmos o país inteiro apercebemo-nos de que por exemplo em Lisboa, temos 1 "pionés" com a temperatura e direcção de vento (ver imagem em cima), à medida que nos aproximamos da cidade vemos as restantes estações de medição de temperaturas como a de Portela de Sacavem ou a de Benfica (ver imagem em baixo).
Atenção, o facto deste KML ser em rede, quer dizer também que ele actualiza o conteudo consoante o factor tempo, que estando este relacionado com a aproximação (zoom) significa que a actualização só se verifica 2 segundos após a paragem da câmera. Isto é, enquanto o mapa estiver a mexer, não há actualização. Mais ainda, os vectores de vento só têm direcção real quando visualizamos com o Norte para cima e com o "tilt" (inclinação da câmara) a zero.
Quanto às informações fornecidas, estas vão desde medições actuais (a maioria em tempo real) de temperaturas do ar e direcção e velocidade de ventos (na estação) para o território nacional.
Para além das nossas fronteiras, fornece ainda imagens (webcam) em tempo real de algumas estações metereológicas no mundo e "overlays" (sobreposições de imagens, quase em tempo real) de radares e outras analises gráficas metereológicas.
No que diz respeito a Portugal a informação é um pouco escassa, no entanto, ao que conheço, trata-se do primeiro trabalho a incorporar metereologia portuguesa que funciona. Só por isso já merece louvor.

Parabéns ao autor.

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente.
No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma.

A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental.

Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5Entre 4.6 e 5.5Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5)Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5)Entre 5.6 e 6.5Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5)Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3)Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5)Entre 6.6 e 7.3Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5)Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5)Entre 7.4 e 8.5Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5)Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem)

É ainda possível, navegar pelas diversas pastas, isol…

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth, Valery35. Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos.
Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do nosso …

IH - Águas Territoriais Portuguesas

O site do Instituto Hidrográfico Português (IH), tem uma secção de downloads gratuitos com informação muito interessante para passível de ser trabalhada e posteriormente analisada no Google Earth.

Entre outros temas, que falaremos em futuros posts, hoje destacamos as Águas Territoriais Portuguesas.

A ligação que o GoogleearthPT, fornece hoje aos seus leitores, contém os polígonos que limitam diversos subtemas das Águas Territoriais.

Mar Territorial (fonte wikipedia)
O Mar Territorial, é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilómetros) a partir do litoral de um Estado que são consideradas parte do territóriosoberanodaquele Estado (exceptuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas). A largura do mar territorial é contada a partir da linha de base, isto é, a linha de baixa-mar ao longo da costa, tal como indicada nas cartas marítimas de grande escala reconhecidas oficialmente pelo Estado costeiro.Dentro do mar territorial,…