Avançar para o conteúdo principal

Mensagem de Boas Vindas

Caros amigos,

Gostava primeiramente de vos dar as boas vindas ao Google Earth Para Tugas.
Neste blog, serão colocados trabalhos meus e dos nossos compatriotas, sejam eles turistas ou profissionais de Google Earth (GE) acerca do nosso país.
Há já uns 6 meses que ando em redor do programa a desenvolver alguns trabalhitos (biscates) mas nunca me ocorreu dedicar-me unicamente a Portugal. Porquê?
Pois, isso também eu não sei, talvez por achar, como a maioria dos tugas, que é mais fixe ter um blog em inglês para o GE, ou porque sendo Portugal um país pequeno nós já conhecemos tudo ou já vimos tudo.
Sendo essa a razão (por muito estupida que me pareça) ou não, o importante é que mudei.
De agora em diante o meu trabalho passa a ser mais nacionalista.

Aqui poderão encontrar toda uma parafernália de conteúdos para os vossos GEs em Português (mesmo que sejam sobre outros paizes).
Para os mais novatos, tentarei colocar também algumas dicas de como funciona o programa e a sua linguagem para que a comunidade aumente.
No entanto e para já, tudo vai começar passo a passo, sem grandes nervosismos e com alguns conteúdos em GE que a meu intender são algo de interessantes.

Comentários

  1. sim senhor, vamos lá ficar atentos e ver o que sai daqui.
    beijos grandes,
    marta

    ResponderEliminar
  2. lol... O senhor David anda com algum tempo extra... Muito bom, boa continuação de trabalho. Pena a nossa serra ainda não aparecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Creio que com a experiência adquirida e qualidade demonstrada por mais de dois meses no "Abraço à Vela" este Blog para Tugas vai ficar excepcional.
    Um grande abraço
    José Filipe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do