Avançar para o conteúdo principal

Mensagem de Boas Vindas

Caros amigos,

Gostava primeiramente de vos dar as boas vindas ao Google Earth Para Tugas.
Neste blog, serão colocados trabalhos meus e dos nossos compatriotas, sejam eles turistas ou profissionais de Google Earth (GE) acerca do nosso país.
Há já uns 6 meses que ando em redor do programa a desenvolver alguns trabalhitos (biscates) mas nunca me ocorreu dedicar-me unicamente a Portugal. Porquê?
Pois, isso também eu não sei, talvez por achar, como a maioria dos tugas, que é mais fixe ter um blog em inglês para o GE, ou porque sendo Portugal um país pequeno nós já conhecemos tudo ou já vimos tudo.
Sendo essa a razão (por muito estupida que me pareça) ou não, o importante é que mudei.
De agora em diante o meu trabalho passa a ser mais nacionalista.

Aqui poderão encontrar toda uma parafernália de conteúdos para os vossos GEs em Português (mesmo que sejam sobre outros paizes).
Para os mais novatos, tentarei colocar também algumas dicas de como funciona o programa e a sua linguagem para que a comunidade aumente.
No entanto e para já, tudo vai começar passo a passo, sem grandes nervosismos e com alguns conteúdos em GE que a meu intender são algo de interessantes.

Comentários

  1. sim senhor, vamos lá ficar atentos e ver o que sai daqui.
    beijos grandes,
    marta

    ResponderEliminar
  2. lol... O senhor David anda com algum tempo extra... Muito bom, boa continuação de trabalho. Pena a nossa serra ainda não aparecer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Creio que com a experiência adquirida e qualidade demonstrada por mais de dois meses no "Abraço à Vela" este Blog para Tugas vai ficar excepcional.
    Um grande abraço
    José Filipe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente.
No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma.

A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental.

Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5Entre 4.6 e 5.5Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5)Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5)Entre 5.6 e 6.5Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5)Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3)Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5)Entre 6.6 e 7.3Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5)Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5)Entre 7.4 e 8.5Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5)Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem)

É ainda possível, navegar pelas diversas pastas, isol…

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth, Valery35. Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos.
Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do nosso …

IH - Águas Territoriais Portuguesas

O site do Instituto Hidrográfico Português (IH), tem uma secção de downloads gratuitos com informação muito interessante para passível de ser trabalhada e posteriormente analisada no Google Earth.

Entre outros temas, que falaremos em futuros posts, hoje destacamos as Águas Territoriais Portuguesas.

A ligação que o GoogleearthPT, fornece hoje aos seus leitores, contém os polígonos que limitam diversos subtemas das Águas Territoriais.

Mar Territorial (fonte wikipedia)
O Mar Territorial, é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilómetros) a partir do litoral de um Estado que são consideradas parte do territóriosoberanodaquele Estado (exceptuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas). A largura do mar territorial é contada a partir da linha de base, isto é, a linha de baixa-mar ao longo da costa, tal como indicada nas cartas marítimas de grande escala reconhecidas oficialmente pelo Estado costeiro.Dentro do mar territorial,…