segunda-feira, abril 13, 2009

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

cRISE - Área Ardida no Verão de 2005

O Grupo de Coordenação da Rede de Informação em Situações de Emergência (Grupo CRISE), tem disponível no seu site, a Cartografia de Risco de Incêndio Florestal em formato digital para download.
São mapas cartográficos identificativos das zonas com maior risco de incêndio, divididos por distrito.
Estas cartas podem ser descarregados gratuitamente em formato SHP ou TIFF, para os nossos computadores pessoais para posterior análise da zona em que moramos (por exemplo).

O grande problema com estas cartas, é o facto de não se identificar directamente onde estão as localidades.
Aliando a base do Google Earth com estas cartas será possível analisar em pormenor se a zona onde moramos ou onde temos colheitas, ou onde exploramos floresta, está vulnerável a um eventual incêndio.

O blog GoogleearhtPT, assume aqui o compromisso de lançar todas estas cartas em KMZ para que possam ser analizadas no Google Earth, ainda antes do final do Verão que se aproxima.
No entanto dado tamanho dos ficheiros em questão, não será possível carregar a carta continental completa de uma só vez.
Assim, distrito a distrito tentaremos disponibilizar semanalmente uma carta para os nossos leitores.

No site do (Grupo CRISE) é também possível encontrar outros conteúdos para descarregar em formato SHP, como por exemplo a carta da área consumida pelos fogos no verão de 2005.

Nesta carta podemos verificar as áreas ardidas e a cada actualização orto-fotométrica do google verificar a recuperação da vegetação na zona.
Esta carta pode também ser sobreposta a futuras cartas do Atlas do Ambiente e analisados os impactos e perdas no património ambiental, ocorridos em 2005.

Ficam aqui as ligações:
Cartografia de Risco de Incêndio Florestal: (ligações mantidas pelo site da CRISE)
Cumprimentos,
GoogleearthPT

Etiquetas: , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home