terça-feira, setembro 19, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Especial "Furacão Gordon"!

Hoje de manhã, a TSF anúnciava que a protecção civil terá lançado um alerta vermelho para o arquipelago dos Açores, uma vez que o furacão "Gordon" encontra-se nas próximidades arrastando-se a uma velocidade de 45km/h com uma muito provavel passagem pelo arquipelago.
Dada a incerteza, no que diz respeito a este tipo de tempestades e à crescente preocupação dos habitantes das possiveis áreas afectadas, optámos por dedicar uma reportagem especial, com algumas surpresas.
A ligação seguinte "GoogleEarthPT-Meteo.kmz", (caso não consiga descarregar clique aqui para descarregar em formato zip) trata-se de um compendium de mapas de leitura de satélites metereológicos (NOAA, METEO, etc.) cujos conteúdos foram expressamente escolhidos por fornecerem informações suficientes para que os leitores deste blog possam seguir online o percurso desta tempestade e quem sabe tomar exclarecer algumas dúvidas que os residentes das zonas que serão afectadas possam ter.
Toda a informação neste ficheiro, actualiza-se automáticamente em periodos que dependem da frequência de passagem do próprio satélite e das entidades que analisam e produzem os próprios mapas.
Alguns mapas, actualizam-se de 2 x 2horas, outros de 3 x 3horas, de 6 x 6horas e de 24 x 24h, por isso advertimos para prestarem atenção aos avisos da protecção cívil independentemente dos resultados dos mapas.
No que diz respeito ás surpresas, passamos a descreve-las:

Mapa Global com a cobertura de Núvens (3x3h)

Aqui poderão consultar a cobertura de nuvens do planeta inteiro, mais importante é o facto de poderem tirar medições com a ferramenta de medição do GoogleEarth e verificar a que distância se encontra a tempestade assim como marcar com placemarks o "olho" da tempestade a cada actualização do mapa (de 3 em 3 horas) para prever a direcção.

Altura Significativa e Direcção de Ondas (24x24h)

Este mapa poderá induzir em erro o leitor pois trata-se de uma previsão lançada no dia anterior para a direcção e altura de ondas. O mapa actualiza-se assim de 24 em 24h mas no entanto serve ainda para ter a noção do que esperar tanto para a altura de ondas na zona anterior, posterior e <> e respectivas direcções. Se clicarem no link a azul com o nome "Altura Significativa e Direcção de Ondas Atlântico (24h)" na collectânea de mapas, aparecerá uma escala e a data e hora a que a previsão foi feita para melhor interpretarem o mapa.
Previsão de Chuvas (3x3h)

A previsão expressa nest mapa é a da pluviosidade com uma actualização de 3 em 3horas e uma escala de cores correspondente a mm/h. Para visualizar a escala basta clicar no link a azul com o nome "Previsão de Chuvas (3h)" na collectânea de mapas, aparecerá então o mapa global com a leitura de satélite, uma escala de cores e a data e hora a que a leitura se refere.
Mapas Infravermelhos Atlântico Este e Oeste (2x2h)

Provavelmente os mais expressivos de todos os mapas nesta colectânea, encontram-se dentro de uma pasta com o nome Leituras de Satélite por Infravermelhos. Nesta pasta encontramos duas leituras fornecidas pela NOAA e que dão uma visibilidade quase em tempo real (actualizdas de 2 em 2 horas) das condições metereológicas no Atlântico Norte. Estas duas leituras funcionam perfeitamente em conjugação com as outras já mencionadas uma vez que os vermelhos verdes e azuis dos dois mapas simulam uma visualização quase tridimensional quando conjugadas com por exemplo o Mapa de Núvens ou o Mapa de Ondas.
Direcção e Velocidade de Ventos até 10m (6h)

O terceiro mapa na pasta Leituras de Satélite por Infravermelhos é um mapa actualizado de 6 em 6 horas com leituras da força e direcção dos ventos baixos (até 10m acima do mar). Infelizmente a cobertura deste mapa não chega ao arquipelago dos Açores, no entanto é importante para antevisões de outras possiveis tempestades tropicais que terão de passar pela área de cobertura deste mapa antes de chegarem a ameaçar a zona. A imagem em cima mostra este mapa em conjugação com o Mapa de Núvens.

Experimentem as várias possíveis combinações dos mapas pois darão visualizações excelentes.Esperamos que a passagem desta tempestade seja breve e sem concequências.

Cumprimentos a todos,
Djorge

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home