sexta-feira, março 17, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Weather Bonk! Compendium de Metereologia

Pois é, tal como o titulo indica, mais um KML de metereologia, no entanto ao meu conhecimento actual, trata-se do mais completo e util, para nós tugas, de todos os que circulam na internet.
O autor deste trabalho, apresenta-se com o nome de utilizador weathemaps e é mais um membro da comunidade google earth.
Este KML (que pode descarregar clicando aqui), é mais uma ligação dinâmica em rede (Network Dynamic link), tal como o trabalho do Radar de Previsão de Chuvas colocado aqui no blog a 24 de Fevereiro.
Ao principio quando nos aparecem as ligações no google earth, sobre a pasta "Temporarios", apercebemo-nos que apenas quando nos aproximamos mais do nosso Portugal é que aparecem os diversos "pioneses" com a informação sobre o estado do tempo.
Trata-se então de um trabalho com perfundidade dinâmica, ou seja, o nível de informação que o servidor (onde está alojado o trabalho) nos fornece depende do nível de aproximação do solo (factor de zoom). Ou seja, ao visualizarmos o país inteiro apercebemo-nos de que por exemplo em Lisboa, temos 1 "pionés" com a temperatura e direcção de vento (ver imagem em cima), à medida que nos aproximamos da cidade vemos as restantes estações de medição de temperaturas como a de Portela de Sacavem ou a de Benfica (ver imagem em baixo).
Atenção, o facto deste KML ser em rede, quer dizer também que ele actualiza o conteudo consoante o factor tempo, que estando este relacionado com a aproximação (zoom) significa que a actualização só se verifica 2 segundos após a paragem da câmera. Isto é, enquanto o mapa estiver a mexer, não há actualização. Mais ainda, os vectores de vento só têm direcção real quando visualizamos com o Norte para cima e com o "tilt" (inclinação da câmara) a zero.
Quanto às informações fornecidas, estas vão desde medições actuais (a maioria em tempo real) de temperaturas do ar e direcção e velocidade de ventos (na estação) para o território nacional.
Para além das nossas fronteiras, fornece ainda imagens (webcam) em tempo real de algumas estações metereológicas no mundo e "overlays" (sobreposições de imagens, quase em tempo real) de radares e outras analises gráficas metereológicas.
No que diz respeito a Portugal a informação é um pouco escassa, no entanto, ao que conheço, trata-se do primeiro trabalho a incorporar metereologia portuguesa que funciona. Só por isso já merece louvor.

Parabéns ao autor.

Etiquetas: , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home