quarta-feira, outubro 18, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Actualização do Menu Lateral!

Olá a todos!

Alteramos o conteúdo do menu lateral do blog, de modo a torná-lo mais acessivél e permitir o encaixe dos temas que futuramente serão abordados no blog.
Passo então a descrever as alterações:

GE 4 BETA
Com o link directo para baixarem a versão mais recente do Google Earth 4 (ainda em versão de testes) abrimos a secção direccionada ao descarregamento para instalação das diversas versões do Google Earth disponíveis.
Para os utilizadores cujas máquinas não aguentam o GE4, ou aqueles que perferem o aspecto da versão anterior, incluimos a ligação para essa versão em GE V.3 (Antigo).
Encontra-se também disponível a ligação para a versão paga do GE, o GE Plus (20$) cujo preço é por uma licença de 1 ano.
A versão profissional do programa também tem a respectiva ligação em GE Pro Gratuito 7-Dias (400$) sendo que a google fornece esta versão gratuitamente durante um periodo de 7 dias após o qual o utilizador deverá desinstalar ou adquirir a respectiva licença pelo preço definido.
Conclui-se a ligação ao software gratuito de modelação tridimensional da google, em Google SketchUP Gratuito. Este software recentemente adquirido pela Google permite facilmente exportar modelos tridimensionais para o Google Earth e é disponibilizado também gratuitamente.

Exportação para KML
Esta secção arranca com 6 ligações para scripts, plug-ins, ou aplicações independentes (gratuitas) que podem ser utilizadas na exportação dos vossos modelos 3D para a linguagem KML, para posteriormente abrir com o GE.
Para os utilizadores de software da ESRI como o ArcGIS, ArcMAP, e ArcGLOBE colocamos duas ligações para a exportação dos modelos. Sendo a primeira (ESRI | Export to KML 2.3.4) gratuita fornecida pela própria ESRI como Script, a segunda (ESRI | KMLer Gratuito 7-Dias) paga após os 7 dias de experiencia (criada por um membro da comunidade GE) e a terceira ferramenta (ESRI | SHP para KML), que também é fornecida pela ESRI, optamos por coloca-la após termos sido contactados por leitores nossos que tinham dúvidas sobre como exportar shapefiles de árvores apartir do software ESRI para o GE.
Para os utilizadores da gama de produtos da Autodesk, colocamos 3 aplicativos que permitem a conversão dos seus modelos 3D ou 2D para KML.
A ligação AUTOCAD | Google Extension Beta remete para um plug-in em versão beta, para o AutoCAD 2007 e permite facilmente exportar os modelos 3D ou desenhos 2D directamente para o Google Earth. Um pequeno senão é o facto da precisão não ser muita e por vezes são necessárias várias tentativas até acertar com o modelo no "alvo".
A ligação AUTOCAD | Avatech Earth Connector remete para um programa que integra com todas as versões AutoCAD e derivantes como Land Desktop, Autodesk MAP, etc. e também converte os modelos criados de raíz nestas aplicações para KML ou KMZ.
A ultima ligação nesta secção MAYA | Maya 2 Google Earth é para os amantes do verdadeiro "3D mórfico", dos "nurbs" e das faces minimas para um maping correcto, trata-se de uma ferramenta para os utilizadores do Maya. Este "mel" permite a exportação de modelos 3D para KML ou KMZ tal como as outras, mas tem uma vantagem, permite a captura de "stils" retirados do ecrãn em OpenGL apartir de filmes ou jogos que estejam a correr, para a sua exportação/posicionamento em ambiente GE com o correcto angulo de camera.

Ferramentas Educativas
A secção de Ferramentas Educativas resulta de uma promessa a um dos nossos leitores que nos questionou sobre a relação entre o GE e a sala de aula.
Arrancamos com esta secção com duas aplicações criadas por um utilizador brasileiro do GE que se divertiu a explorar o código XML e a interacção com o programa de modo a conseguir fabricar ferramentas úteis para o dia-a-dia de todos nós.

A primeira ligação remete para o GE Path.
Trata-se de um programa da autoria de Ricardo SGrilo cujo site está em inglês, que serve para plotar caminhos our percursos, desenhar contornos ou polígonos fechados e medir áreas, distâncias e perímetros.
Seguem-se algumas imagens retiradas do próprio site do Ricardo.















A segunda ligação remete para o GE Graph.
O GE Graph aproveita a mesma computação do GE Path e aplica-a no GE utilizando a terceira componente matemática, o valor Z ou altitude. Os resultados dos trabalhos efectuados com esta ferramenta são verdadeiramente magnificos, podem-se criar gráficos matemáticos que interagem com a geografia mundial.
Seguem-se alguns exemplos do potencial desta ferramenta.


































Nesta secção serão colocados, futuramente, trabalhos para utilização na sala de aula com conteúdos lúdicos e educativos.

Truques Et Dicas
Na reorganização do blog, achamos necessária uma secção de ajuda ao utilizador "virgem" do GE. Aqui colocaremos, instruções passo a passo para criar, abrir, editar e partilhar todos os vossos pins, viagens, etc.
Os passos para colocar uma rota gravada num GPS no GE estão descritos na ligação 01 | Importar Rotas de GPS que foi colocada aqui no blog no passado dia 31 de Julho.

Ligações Uteis
Aqui optamos por colocar ligações a sites ou blogs de referência útil (a nosso entender) para os conteúdos do GoogleEarthPT.
A ligação Blog MontanhAcima remete para o blog do autor do percurso utilizado no exemplo nº1 da secção truques e dicas.
A ligação Forum Comunidade Google Earth remete para a comunidade GE onde por vezes uma pequena pesquiza ou questão colocada pode poupar-nos dias de trabalho.

Experimentem os novos conteúdos e deixem-nos os vossos comentários.
Cumprimentos a todos,
Djorge

Etiquetas: , ,