segunda-feira, fevereiro 27, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Embaixadas em Portugal

A ligação de hoje leva-nos à lista de todas as embaixadas estrangeiras no nosso território.
Agradeço ao utilizador carcaroth (um Tuga como nós) membro da comunidade google earth, a quem se deve o crédito deste trabalho.
Na discrição do seu post "carcaroth" descreveu o seu trabalho da seguinte maneira:

Aqui estão as localizações da grande maioria das embaixadas em Portugal, apenas uma não é em Lisboa.
As marcas estão no edifícios, não no número de porta (mas em termos de localização é quase o mesmo).
Não verifiquei ou confirmei todos os endereços (tirei-as de uma lista), e por causa
disso pode acontecer que uma embaixada tenha uma nova localização ou eu tenha colocado erradamente a marca, mas acredito que as marcas estão quase 100%
correctas.
Os nomes dos países estão em português e depois em inglês, quando se justifica.

A imagem no topo mostra-nos a vista aérea de Lisboa, onde encontramos a grande maioria das embaixadas no nosso país.

A imagem em cima mostra-nos a única embaixada fora de Lisboa, a embaixada de San Marino que se encontra na zona do Porto.
Qualquer dúvida ou sugestões (tanto para o blog como para trabalhos em GE) já sabem, postem clicando em "comments" ou contactem-me directamente clicando em "contacte-me" no menu Ligações Uteis à direita.

Etiquetas:

sábado, fevereiro 25, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth, Valery35.
Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica.
O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes.
Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa.

Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do nosso país no GE, é ainda possível notar o detalhe no conjunto das Berlengas, que apesar de não terem sido rasterizadas ainda pela equipa do GE aparecem aqui correctamente e com detalhe.
O Valery dividiu toda esta informação em níveis, como não sabia os nossos nomes para as divisões administrativas do nosso país.
Assim aqui vai a explicação:
Portugal Level 1 Province Labels - Refere-se aos nomes das "Zonas" no nosso país.
Portugal Level 1 Province Areas - Refere-se aos limites dessas "Zonas".
Portugal Level 2 Province Labels - Refere-se aos nomes das "Regiões" no nosso país.
Portugal Level 2 Province Areas - Refere-se aos limites dessas "Regiões".
Portugal Level 3 Province Areas - Refere-se aos limites dos "Concelhos" do nosso país.
Para verem os nomes dos concelhos, os quais foram esquecidos neste pequeno compendium, podem ser activados com mais esta ligação Nomes dos Concelhos.
Quaisquer dúvidas, coloquem-nas clicando na opção "comments".

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Radar de Detecção de Precipitação Dinâmico

Trata-se de uma sobreposição (Overlay na gíria do GE) dinâmico (actualiza-se periodicamente sozinho), disponível no site de metereologia português, na qual consta o Radar de Detecção de Precipitação Dinâmico. Para acederem, cliquem no link anterior sublinhado a azul.


O tempo de actualização das imagens de radar fornecidas pela METEO são apróximadamente de 30 em 30 minutos, no entanto, derivado ao trafego do site, por vezes demoram algum tempo a actualizar.
Experimentem e façam os vossos comentários.

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Mensagem de Boas Vindas

Caros amigos,

Gostava primeiramente de vos dar as boas vindas ao Google Earth Para Tugas.
Neste blog, serão colocados trabalhos meus e dos nossos compatriotas, sejam eles turistas ou profissionais de Google Earth (GE) acerca do nosso país.
Há já uns 6 meses que ando em redor do programa a desenvolver alguns trabalhitos (biscates) mas nunca me ocorreu dedicar-me unicamente a Portugal. Porquê?
Pois, isso também eu não sei, talvez por achar, como a maioria dos tugas, que é mais fixe ter um blog em inglês para o GE, ou porque sendo Portugal um país pequeno nós já conhecemos tudo ou já vimos tudo.
Sendo essa a razão (por muito estupida que me pareça) ou não, o importante é que mudei.
De agora em diante o meu trabalho passa a ser mais nacionalista.

Aqui poderão encontrar toda uma parafernália de conteúdos para os vossos GEs em Português (mesmo que sejam sobre outros paizes).
Para os mais novatos, tentarei colocar também algumas dicas de como funciona o programa e a sua linguagem para que a comunidade aumente.
No entanto e para já, tudo vai começar passo a passo, sem grandes nervosismos e com alguns conteúdos em GE que a meu intender são algo de interessantes.