terça-feira, maio 04, 2010

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

SNIRH METR Anemómetros

SNIRH (Sistema Nacional de Informação sobre os Recursos Hídricos) é o sistema de base de dados e de modelos da rede de monitorização de recursos hídricos do Ministério do Ambiente de Portugal.
Neste sistema são armazenados dados hidrometeorológicos e da qualidade da água (superficiais, subterrâneas e litoral) que são, posteriormente, disponibilizados via no seu site em http://snirh.inag.pt.
Os dados do SNIRH são recolhidos numa rede composta por estações, convencionais e automáticas, hidrométricas (instaladas em rios e albufeiras), meteorológicas, udométricas, piezométricas e de qualidade da água.
No seu site o SNIRH também disponibiliza sínteses temáticas, relatórios técnicos, cartografia, normativos legislativos (nacionais, europeus e mundiais) e documentos e fotografias relacionados com recursos hídricos.

Actualmente, existem no SNIRH três subsistemas:
  1. SNIRH-LIT (litoral)
  2. SNIRH-JÚNIOR (juvenil)
  3. SVARH (Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos)
Segundo o seu site, o SNIRH possui cerca de 70GB de informação online, (que pode ser consultada gratuitamente) e cerca de 600 visitas/dia (estudantes, investigadores, professores, projectistas, empresas, meios de comunicação social e administração pública).

A equipa do GoogleearthPT, acedeu aos dados do SNIRH e criou um compendium de dados que podem agora ser acedidos directamente a partir do Google Earth.
Como todos já sabem, a grande vantagem do Google Earth, reside na capacidade para rapidamente cruzar informação de diversas fontes para uma maior compreensão do nosso planeta.

Assim, neste post, lançamos o primeiro conjunto de dados do SNIRH, que fazem parte dos seus registos em Tempo Real.

O "SNIRH Anemómetros" é um conjunto de placemarks com a informação fornecida pelos Anemómetros do SNIRH (instrumentos que medem a velocidade do vento).
A imagem em cima, mostra a localização do conjunto de estações que medem a velocidade do vento e que fornecem dados diariamente para a rede do SNIRH.
Cada estação pode ser clicada e esta, por sua vez, comunicará com o site do SNIRH mostrando os dados mais recentes captados pela estação.
Na primeira área de informação, os dados são referentes à localização da estação (Distrito, Concelho e Coordenadas Militares), enquanto os dois botões "clicáveis" identificam se a estação está apenas limitada a um determinado tipo de medições, ou se como esta, recolhe dados sobre o vento e também sobre a temperatura e humidade.
O corpo central da discrição do placemark, mostra os dados recolhidos nos últimos 7 dias em forma gráfica, mostrando primeiro a direcção do vento predominante seguindo-se de um gráfico com velocidade registada em km/h.
Ao fundo da janela do placemark, encontram-se os dados relativos à direcção e velocidade máxima de vento registados nas últimas 24 horas.

As ligações são as seguintes:
  1. SNIRH-METR-Anemómetros.kmz

Para efeitos legais, fica aqui a nota de direitos de autor:

Serviço premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997).

O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft.

(c) SNIRH 1995-2009 É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Cumprimentos,
GoogleearthPT

Etiquetas: , , , ,