terça-feira, abril 27, 2010

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente.

O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio.
Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura, é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas.
Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE.

Embora os biótopos Corine não tenham valor legal são indicativos da sensibilidade de determinadas áreas, identificadas aqui nesta carta a Verde.

A ficha técnica da Carta dos Biótopos CORINE, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem)
Esta é uma mais uma das Cartas Integrantes no Atlas do Ambiente GEPT que o GoogleearthPT tem vindo a converter para o Google Earth desde 2009.

As ligações são as seguintes:
Para efeitos legais, fica aqui a nota de direitos de autor:

DIREITOS DE AUTOR

A informação é propriedade do Instituto do Ambiente e goza da protecção dos direitos de autor.

A utilização e divulgação em público ou por qualquer forma dirigida a terceiros, desta informação, deverá indicar sempre a sua origem, "Atlas do Ambiente Digital – Instituto do Ambiente".

Os utilizadores interessados em usos comerciais do Atlas devem contactar o Instituto do Ambiente.

Cumprimentos,
GoogleearthPT

Etiquetas: ,

sexta-feira, abril 23, 2010

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

João Garcia: Currículo Invejável

Foi no sábado passado, dia 17 de Abril de 2010, que João Garcia concluiu a derradeira etapa que lhe faltava para cumprir o seu objectivo de se tornar o 10º Alpinista a conseguir escalar os 14 picos mais altos da terra, sem recurso a oxigénio.

É um efeito notável, que lhe demorou 17 anos a concluir, mas cuja conquista é certamente, para todos os Portugueses, motivo de orgulho há já alguns anos.

Determinação, paciência e simplicidade são alguns dos adjectivos mais utilizados pelos que o conhecem pessoalmente.

Alcançou os seus objectivos superando todas expectativas e saiu da mesma maneira que entrou, humilde e com o sentimento do dever cumprido.

A equipa do GoogleearthPT tem a ilustre honra de dar os parabéns ao João e apresentar aos leitores deste blog uma visita guiada pelo currículo do João Garcia.

O projecto, agora concluído pelo João, tem o nome À Conquista das 14 e foi esse o nome que escolhemos para o KMZ com a visita guiada que se segue:

Toda a origem do conteúdo deste KMZ provem de www.joaogarcia.com (página oficial do João Garcia) apenas se colocaram os placemarks nos respectivos locais e foi feita a ligação entre a descrição do placemark e a página do João.

Ao abrirmos este KMZ podemos visualizar a lista de montanhas escaladas, ordenadas desde a mais alta Monte Everest (8848 m) até à 14ª montanha o Shishapangma (8013 m).

Cada placemark contém uma foto do João no cume e respectiva informação sobre a data em que ocorreu ou momento mais importante em cada expedição.

A sequência/ordem a que escalou as montanhas pode ser visualizada, fazendo duplo clique sobre o placemark "Percurso Cronológico" seguindo-se uma visita guiada que saltita de placemark em placemark de acordo com a cronologia do currículo do João.

Esperamos que se divirtam com este post, tanto quanto honra que nos deu fazê-lo.

Cumprimentos,
GoogleearthPT

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 22, 2010

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Montanhacima & João Garcia - Actividade: Plataforma Bejar

"Tudo começou com um bacalhau assado e batatas a murro, mergulhados em azeite, lá para as bandas da Aldeia de Joanes.."

É assim que o autor do blog montanhacima, descreve mais uma actividade de montanha. No entanto, não se pode deixar de salientar que, o trek apresentado aqui neste post, teve um sentimento especial para o autor do "montanhacima", pois este, teve a oportunidade de escalar com um dos melhores alpinistas do mundo, conquistador dos 14 cumes mais altos no planeta, sem recurso a oxigénio, João Garcia.

A actividade teve lugar na plataforma de Bejar em 2008 e foi uma oportunidade para também experimentar novos equipamentos de GPS e sistemas de coordenadas diferentes.

Segundo o autor do montanhacima, "..curioso foi que ambos os aparelhos de GPS experimentados avariaram durante o regresso. O do João Garcia ficou compeltamente desorientado e o do montanhacima deixou de fazer zoom in zoom out. Valeu-nos alguma experiência para regressar aos carros pois estava um nevoeiro que mais parecia puré de batata..."

Sem mais rodeios, deixo-vos aqui a ligação para descarregarem KMZ desta "aventura":
Relembro que, tal como nos anteriores posts sobre a actividade do blog montanhacima, este KMZ, contém ligações directas ao blog e à galeria flickr.

O KMZ contém, os registos GPS das rotas que percorreram. A amarelo o percurso Ascendente até ao Acampamento, a vermelho o percurso até ao Cume, a laranja o regresso ao Acampamento e, finalmente, a azul o percurso de regresso aos carros, onde ambos os aparelhos falharam.

Todos os POI contém fotos dos momentos mais significativos da viagem. No POI da chegada ao cume têm uma ligação para a galeria flickr desta actividade.

Cumprimentos,
GoogleearthPT Blog

Etiquetas: , ,