Avançar para o conteúdo principal

SNIRH METR Anemómetros

SNIRH (Sistema Nacional de Informação sobre os Recursos Hídricos) é o sistema de base de dados e de modelos da rede de monitorização de recursos hídricos do Ministério do Ambiente de Portugal.
Neste sistema são armazenados dados hidrometeorológicos e da qualidade da água (superficiais, subterrâneas e litoral) que são, posteriormente, disponibilizados via no seu site em http://snirh.inag.pt.
Os dados do SNIRH são recolhidos numa rede composta por estações, convencionais e automáticas, hidrométricas (instaladas em rios e albufeiras), meteorológicas, udométricas, piezométricas e de qualidade da água.
No seu site o SNIRH também disponibiliza sínteses temáticas, relatórios técnicos, cartografia, normativos legislativos (nacionais, europeus e mundiais) e documentos e fotografias relacionados com recursos hídricos.

Actualmente, existem no SNIRH três subsistemas:
  1. SNIRH-LIT (litoral)
  2. SNIRH-JÚNIOR (juvenil)
  3. SVARH (Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos)
Segundo o seu site, o SNIRH possui cerca de 70GB de informação online, (que pode ser consultada gratuitamente) e cerca de 600 visitas/dia (estudantes, investigadores, professores, projectistas, empresas, meios de comunicação social e administração pública).

A equipa do GoogleearthPT, acedeu aos dados do SNIRH e criou um compendium de dados que podem agora ser acedidos directamente a partir do Google Earth.
Como todos já sabem, a grande vantagem do Google Earth, reside na capacidade para rapidamente cruzar informação de diversas fontes para uma maior compreensão do nosso planeta.

Assim, neste post, lançamos o primeiro conjunto de dados do SNIRH, que fazem parte dos seus registos em Tempo Real.

O "SNIRH Anemómetros" é um conjunto de placemarks com a informação fornecida pelos Anemómetros do SNIRH (instrumentos que medem a velocidade do vento).
A imagem em cima, mostra a localização do conjunto de estações que medem a velocidade do vento e que fornecem dados diariamente para a rede do SNIRH.
Cada estação pode ser clicada e esta, por sua vez, comunicará com o site do SNIRH mostrando os dados mais recentes captados pela estação.
Na primeira área de informação, os dados são referentes à localização da estação (Distrito, Concelho e Coordenadas Militares), enquanto os dois botões "clicáveis" identificam se a estação está apenas limitada a um determinado tipo de medições, ou se como esta, recolhe dados sobre o vento e também sobre a temperatura e humidade.
O corpo central da discrição do placemark, mostra os dados recolhidos nos últimos 7 dias em forma gráfica, mostrando primeiro a direcção do vento predominante seguindo-se de um gráfico com velocidade registada em km/h.
Ao fundo da janela do placemark, encontram-se os dados relativos à direcção e velocidade máxima de vento registados nas últimas 24 horas.

As ligações são as seguintes:
  1. SNIRH-METR-Anemómetros.kmz

Para efeitos legais, fica aqui a nota de direitos de autor:

Serviço premiado pelo Instituto de Informática (Prémio Descartes 1997).

O programa Rios-SVARH recebeu o 3.° Prémio, na categoria de Gestão, do Concurso de Software 2003 da Microsoft.

(c) SNIRH 1995-2009 É permitido o uso dos conteúdos deste site, desde que mencionada a sua fonte.

Cumprimentos,
GoogleearthPT

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do