quarta-feira, dezembro 06, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

KML para SHP!

Olá a todos,

Quero começar pedindo-vos desculpas pelo facto de ter estado ausente do blog demasiado tempo. No entanto, nem sempre se consegue conjugar vários projectos ao mesmo tempo dispondo a mesma atenção que cada um merece.

O tema de hoje, deve-se a um email que recebi de um dos nossos leitores o Sandro Sousa, que perguntava o seguinte:

Amigo,
Será que existe algum script para converter kml para shp?
Grato.

Sandro

Ora muito bem, quanto ao facto de me mandarem emails com questões relativas ao nosso blog, acho um estímulo muito grande, pois significa que o trabalho que a equipa tem aqui no GEPT não é em vão. No entanto, e isto porque não se trata do primeiro pedido deste tipo (embora sobre conteúdos diferentes), este tipo de questões fazem-me crer que talvez seja necessário criar uma entrada entitulada "Questões Diversas" onde os leitores poderam colocar um post com a sua questão visivel a todos, de modo a que não haja repetições tanto quanto ás soluções que o GEPT possa sugerir quanto aos pedidos que recebemos.
O
contacto do blog continuaria sempre disponível mas a sugestão seria que colocassem as vossas questões nesta nova área primeiro.

Deixo-vos um apelo então, que façam um comentário sobre este tema da criação da nova secção ou área intitulada "Questões Diversas".

Quanto á questão do Sandro, quando ele se refere a script presumo que esteja a utilizar um programa que os aceita como os da gama do ArcGis que também trabalha com os famosos *.shp. Nas ligações no menu do lado direito, (melhor visível com o Firefox), existem algumas ligações que remetem para a conversão de SHP para KMZ, no entanto o inverso já não é tão simples.
Numa busca efectuada com o nosso motor nacional SAPO, encontrei algumas dicas de como preceder a esta conversão. Embora não tenha encontrado nada de concreto sobre o tema scripts, para a conversão de KMZ para SHP, descobri dois programas que pela sua descrição aparentam resolver este drama.


Solução 1
Um deles, o KMLER já tem ligação no menu lateral para procederem ao seu download, mas coloco também aqui a ligação para a tabela discritiva do programa e o seguinte "post" na comunidade google earth onde o criador do programa Valery35 nos descreve a versão 1.5 do programa com o seguinte texto:

"...Supports multiply import of *.kml and *.kmz files to *.shp files or geodatabase..."

"... Suporta a importação multipla de *.kml e *.kmz para *.shp ou base de dados geográfica..."


Solução 2
O segundo resultado da pesquisa foi um programa, que embora não seja de explicitamente um tradutor entre o KML e o SHP também aparenta resolver o problema. Chama-se RoboGEO existe na versão 4.1 que pode ser descarregada aqui. Segundo a discrição do programa o programa exporta facilmente ficheiros SHP e também importa com a mesma destresa ficheiros KML ou KMZ. Trata-se de um programa que, ao que me parece, serve principalmente para alinhar geograficamente fotos com percursos GPS mas que contém ambas as funções procuradas pelo Sandro.

Em conclusão:
  • Ambos os programas existem em versões comerciais, ie. são pagos.
  • Ambos têm versões de ensaio onde o utilizador pode experimentar com algumas limitações o programa sem ter de o adquirir.
  • O KMLER é direccionado ao software da ESRI e é basicamente um tradutor entre as linguagens de programação KML e do software da ESRI.
  • O RoboGEO trata-se de uma ferramenta para outros fins além da conversão de ficheiros mas possui ferramentas que permitem importação e exportação que podem resolver o problema.
De certo que existirão mais programas que podem resolver o problema que o Sandro encontrou, no entanto, script é um tema muito vasto e talvez por isso a busca que efectuei não deu resultados para este tipo de solução. Seria necessário, talvez saber o objectivo da conversão ou os programas que Sandro pretende utilizar para melhor aprofundarmos a questão do script.

Espero ter ajudado!

Um Abraço,
Djorge

Etiquetas: , ,