segunda-feira, setembro 25, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Problemas com Downloads e Menu Lateral!

Caros Leitores,

Chegaram recentemente até nós, reclamações de leitores que não conseguiam descarregar correctamente ficheiros com a extensão "KMZ" do nosso blog, ou de outros casos em que os ficheiros estavam corruptos quando tentavam abrir.
Há também casos de leitores que não conseguem ver para além da "home page" página inícial, uma vez que o menu de navegação na lateral direita não aparece.
Ao que nos diz respeito, o blog é sempre testado antes de ir para o ar.
O que averiguamos foi que em 80% dos casos relatados, os utilizadores usam o Internet Explorer 5 ou superior para acederem ao blog e por razões que nos são alheias, aparentemente existe uma imcompatibilidade entre o IE e o nosso blog.
Esta incompatibilidade, diz respeito tanto ao download dos ficheiros "KMZ" ou "KML" - que dependendo do nível de segurança do IE, podem ser interpretados como ficheiros não seguros (o que não é verdade) - como ao posicionamento do menu de navegação lateral direito, que para os utilizadores do IE aparece no final da página em baixo e que não facilita a navegação.
Note-se que com o rival do IE, o Mozilla Firefox, não houve até hoje quaisquer reclamações o que nos leva a crer que isto seja um problema de mera codificação no IE.
Assim, aconcelhamos desde já aos interessados, a instalarem o Mozilla Firefox, clicando no link no topo da página, ou para os mais sépticos, indo directamente a http://www.mozilla.com e lendo toda a informação antes de instalar o Firefox que, já agora, é gratuito.
Para os amantes do IE, corrigimos os downloads referentes ao ultimo "Post" sobre o Furacão Gordon, criando uma ligação para poderem descarregar o ficheiro em formato ZIP, (sem que o IE o bloqueie por não o reconhecer como figdigno) e depois descompactarem abrindo-o directamente no vosso PC.
Quanto ao menu lateral, posso garantir-vos que estamos a trabalhar para tentar solucionar os problemas referentes ao posicionamento do menu de navegação no IE, mas até lá a melhor solução mesmo é utilizarem o Firefox.

Saudações,
Djorge

terça-feira, setembro 19, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Especial "Furacão Gordon"!

Hoje de manhã, a TSF anúnciava que a protecção civil terá lançado um alerta vermelho para o arquipelago dos Açores, uma vez que o furacão "Gordon" encontra-se nas próximidades arrastando-se a uma velocidade de 45km/h com uma muito provavel passagem pelo arquipelago.
Dada a incerteza, no que diz respeito a este tipo de tempestades e à crescente preocupação dos habitantes das possiveis áreas afectadas, optámos por dedicar uma reportagem especial, com algumas surpresas.
A ligação seguinte "GoogleEarthPT-Meteo.kmz", (caso não consiga descarregar clique aqui para descarregar em formato zip) trata-se de um compendium de mapas de leitura de satélites metereológicos (NOAA, METEO, etc.) cujos conteúdos foram expressamente escolhidos por fornecerem informações suficientes para que os leitores deste blog possam seguir online o percurso desta tempestade e quem sabe tomar exclarecer algumas dúvidas que os residentes das zonas que serão afectadas possam ter.
Toda a informação neste ficheiro, actualiza-se automáticamente em periodos que dependem da frequência de passagem do próprio satélite e das entidades que analisam e produzem os próprios mapas.
Alguns mapas, actualizam-se de 2 x 2horas, outros de 3 x 3horas, de 6 x 6horas e de 24 x 24h, por isso advertimos para prestarem atenção aos avisos da protecção cívil independentemente dos resultados dos mapas.
No que diz respeito ás surpresas, passamos a descreve-las:

Mapa Global com a cobertura de Núvens (3x3h)

Aqui poderão consultar a cobertura de nuvens do planeta inteiro, mais importante é o facto de poderem tirar medições com a ferramenta de medição do GoogleEarth e verificar a que distância se encontra a tempestade assim como marcar com placemarks o "olho" da tempestade a cada actualização do mapa (de 3 em 3 horas) para prever a direcção.

Altura Significativa e Direcção de Ondas (24x24h)

Este mapa poderá induzir em erro o leitor pois trata-se de uma previsão lançada no dia anterior para a direcção e altura de ondas. O mapa actualiza-se assim de 24 em 24h mas no entanto serve ainda para ter a noção do que esperar tanto para a altura de ondas na zona anterior, posterior e <> e respectivas direcções. Se clicarem no link a azul com o nome "Altura Significativa e Direcção de Ondas Atlântico (24h)" na collectânea de mapas, aparecerá uma escala e a data e hora a que a previsão foi feita para melhor interpretarem o mapa.
Previsão de Chuvas (3x3h)

A previsão expressa nest mapa é a da pluviosidade com uma actualização de 3 em 3horas e uma escala de cores correspondente a mm/h. Para visualizar a escala basta clicar no link a azul com o nome "Previsão de Chuvas (3h)" na collectânea de mapas, aparecerá então o mapa global com a leitura de satélite, uma escala de cores e a data e hora a que a leitura se refere.
Mapas Infravermelhos Atlântico Este e Oeste (2x2h)

Provavelmente os mais expressivos de todos os mapas nesta colectânea, encontram-se dentro de uma pasta com o nome Leituras de Satélite por Infravermelhos. Nesta pasta encontramos duas leituras fornecidas pela NOAA e que dão uma visibilidade quase em tempo real (actualizdas de 2 em 2 horas) das condições metereológicas no Atlântico Norte. Estas duas leituras funcionam perfeitamente em conjugação com as outras já mencionadas uma vez que os vermelhos verdes e azuis dos dois mapas simulam uma visualização quase tridimensional quando conjugadas com por exemplo o Mapa de Núvens ou o Mapa de Ondas.
Direcção e Velocidade de Ventos até 10m (6h)

O terceiro mapa na pasta Leituras de Satélite por Infravermelhos é um mapa actualizado de 6 em 6 horas com leituras da força e direcção dos ventos baixos (até 10m acima do mar). Infelizmente a cobertura deste mapa não chega ao arquipelago dos Açores, no entanto é importante para antevisões de outras possiveis tempestades tropicais que terão de passar pela área de cobertura deste mapa antes de chegarem a ameaçar a zona. A imagem em cima mostra este mapa em conjugação com o Mapa de Núvens.

Experimentem as várias possíveis combinações dos mapas pois darão visualizações excelentes.Esperamos que a passagem desta tempestade seja breve e sem concequências.

Cumprimentos a todos,
Djorge

Etiquetas: , , , , , , ,