quinta-feira, maio 18, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Auxílios de Navegação Aérea por Rádio!

Acabei de descobrir esta pequena "pérola", hoje mesmo na comunidade google earth.
Tratam-se de pontos de auxílio á navegação aérea com indicação de frequência de rádio e respectivo canal, coordenadas em sistema WGS84 e nível de precisão com erros máximos a rondarem os 30m.
O autor do trabalho, nadir127, colocou no seu "post" original, uma discrição sobre o trabalho em Inglês que passo a traduzir:

"... este ficheiro kml ..." (ligação para o descarregar o ficheiro) "... contém todos os auxílios de navegação por rádio (VOR, VOR-DME, NDB, TACAN, etc.) em Portugal actualizado à data de Fevereiro de 2006."
Adianta ainda a origem da informação, "... a informação foi obtida a partir de www.worldaerodata.com ..."

Assim, para os amantes da aeronáutica, ou simplesmente aficionados com o GE, como eu, aqui fica mais um trabalho com excelente potêncial de utilização, tanto para quem voa como para quem é simplesmente passageiro mas sempre se questionou sobre como tudo isto funciona.
Observem as imagens e depois experimentem no vosso GE.


Cumprimentos,
Djorge

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, maio 17, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Portugal Visitado por Satélites!

Caros leitores,

Para quem não tem visitado o Google Earth recentemente, da próxima vez que abrir o programa ficará espantado com a cobertura de satélite ampliada sobre o nosso território.
Zonas como Leiria, Algarve, Centro e Oeste, foram recentemente "varridas" pelos Satelites da Terra Metrics e colocadas as imagens resultantes, ao dispor de todos os utilizadores do GE.
Para além das zonas já referidas, as zonas mais remotas do território como o Arquipélago dos Açores também foram incluídas neste "varrimento".
Onde anteriormente, conseguíamos apenas uma aproximação de 122.000 m antes começar a perder resolução, agora podemos pairar sobre a maioria do arquipélago a uma altitude de 10.000 m e deliciarmo-nos com as imagens e topografia.
As actualizações mais recentes, também já inseriram registos topográficos mais precisos, localidades, rede viária e nomenclatura local (como baías, cabos, serras, etc.).
No entanto, falta ainda cobrir muita área do Globo e compreende-se a demora, pois nem sempre as condições climatéricas condizem com a hora do varrimento. Como tal mesmo, que as imagens existam sobre todo o Globo (e de facto já existem) muitas zonas sofrem atrasos devido percentagem de nuvens que impedem a visualização do terreno.
Assim, fiquem com estas imagens e explorem muito, pois pode ser que encontrem algo de novo nesta actualização!






Cumprimentos,
djorge