terça-feira, março 28, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Distrito de Leira - Nível 4 - Freguesias


Um belo trabalho de campo, cuja autoria se deve ao membro da comunidade google earth, carcaroth, que nos contemplou com todas as localizações das juntas de Freguesia do Destrito de Leiria.
Na sua nota original (post), ele escreve o seguinte:
Apesar de a zona de Leiria não estar com o detalhe melhor, aqui estão todas as sedes de freguesia de todos os concelhos do distrito de Leiria.
Se houver algum erro, respondam, torna-se difícil de identificar certas localidade sem maior pormenor.

Tratam-se de pequenos pontos com as localizações das sedes de freguesia, a estrutura de pastas do KMZ, está dividida em Municípios e só depois em Freguesias. O utilizador se optar por não activar todos os pioneses do KMZ, poderá escolher as Sedes de Freguesia individualmente, navegando pelas diversas pastas do Ficheiro deste trabalho.
Talvez futuramente, alguém se dê ao trabalho de colocar as restantes sedes de Freguesia do nosso país e concluir um trabalho já começado pelo Valery35 e colocado aqui neste blog, onde o nível de detalhe administrativo do país está patente até ao nível 3 (os municipios).

Bom trabalho,

Não se esqueçam de comentar.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, março 17, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Weather Bonk! Compendium de Metereologia

Pois é, tal como o titulo indica, mais um KML de metereologia, no entanto ao meu conhecimento actual, trata-se do mais completo e util, para nós tugas, de todos os que circulam na internet.
O autor deste trabalho, apresenta-se com o nome de utilizador weathemaps e é mais um membro da comunidade google earth.
Este KML (que pode descarregar clicando aqui), é mais uma ligação dinâmica em rede (Network Dynamic link), tal como o trabalho do Radar de Previsão de Chuvas colocado aqui no blog a 24 de Fevereiro.
Ao principio quando nos aparecem as ligações no google earth, sobre a pasta "Temporarios", apercebemo-nos que apenas quando nos aproximamos mais do nosso Portugal é que aparecem os diversos "pioneses" com a informação sobre o estado do tempo.
Trata-se então de um trabalho com perfundidade dinâmica, ou seja, o nível de informação que o servidor (onde está alojado o trabalho) nos fornece depende do nível de aproximação do solo (factor de zoom). Ou seja, ao visualizarmos o país inteiro apercebemo-nos de que por exemplo em Lisboa, temos 1 "pionés" com a temperatura e direcção de vento (ver imagem em cima), à medida que nos aproximamos da cidade vemos as restantes estações de medição de temperaturas como a de Portela de Sacavem ou a de Benfica (ver imagem em baixo).
Atenção, o facto deste KML ser em rede, quer dizer também que ele actualiza o conteudo consoante o factor tempo, que estando este relacionado com a aproximação (zoom) significa que a actualização só se verifica 2 segundos após a paragem da câmera. Isto é, enquanto o mapa estiver a mexer, não há actualização. Mais ainda, os vectores de vento só têm direcção real quando visualizamos com o Norte para cima e com o "tilt" (inclinação da câmara) a zero.
Quanto às informações fornecidas, estas vão desde medições actuais (a maioria em tempo real) de temperaturas do ar e direcção e velocidade de ventos (na estação) para o território nacional.
Para além das nossas fronteiras, fornece ainda imagens (webcam) em tempo real de algumas estações metereológicas no mundo e "overlays" (sobreposições de imagens, quase em tempo real) de radares e outras analises gráficas metereológicas.
No que diz respeito a Portugal a informação é um pouco escassa, no entanto, ao que conheço, trata-se do primeiro trabalho a incorporar metereologia portuguesa que funciona. Só por isso já merece louvor.

Parabéns ao autor.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 16, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Guia da Cidade de Aveiro


Mais um guia!

Desta vez, trata-se da bela cidade de Aveiro. Este trabalho, cuja autoria se deve ao utilizador igorferreira, membro da comunidade google earth, não é mais que um relato de excellente qualidade fotográfica da cidade. O próprio autor do trabalho, refere na sua nota (post) original, que as fotografias são da autoria de Miguel Lacerda e a ele pertencem todos os direitos de difusão.
Bom para o futuro visitante da cidade como para quem lá vive e nunca se apercebeu das paizagens interpretadas pela objectiva do Miguel Lacerda, este guia, embora pouco detalhado quando em comparação ao Guia do Porto ou de Braga, dá-nos uma antevisão do que se poderá encontrar na cidade.
Para acedermos às fotografias contidas neste trabalho basta clicar com o butão do rato sobre os "i" e aguardar que as imagens carreguem.
O autor incluiu ainda, nos "pioneses" da Câmara Municipal e do Museu de Stª Joana Princesa, as respectivas hiperligações às páginas respectivas.
Um trabalho simples, sem muita complexidade, mas mesmo assim merecedor de reconhecimento.

Muito bom, igor!

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 03, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Guia da Cidade de Braga


Não tão detalhado quanto o Guia do Porto, que vos apresentei ontém, este Guia da Cidade de Braga, trabalho criado pelo utilizador PedroXSilva, um membro pouco activo na comunidade google earth, mas cuja contribuição com este trabalho se tornou, a meu intender, notável.
A ligação em KMZ contém os mesmos problemas do outro Guia (o da cidade do Porto), ou seja, não contém qualquer registo fotográfico da cidade, embora se note um esforço da parte do autor em colocar algumas hiperligações em certos "placemarks" como por exemplo o do Estádio Múnicipal de Braga que nos leva à página do respectivo clube SC Braga.
Na sua nota (post) original, o autor identifica o trabalho com o seguinte título "GUIA DE BRAGA V1.0", o que nos leva a crer que se trata de um trabalho em curso e que poderão surgir actualizações futuras, espermos que sim.
O ponto mais positivo deste trabalho face ao Guia do Porto, encontra-se no facto de estar totalmente em Português. Nota-se um esforço em benificiar a comunidade Tuga e como tal ficam desde já os meus parabéns.
Na discrição do trabalho não há muito a dizer, está bem seccionado em pastas com temas já comuns nas "layers" do GE, sendo estas as seguintes:
  • Pontos de Interesse
  • Centros Comerciais
  • Bares/Discotecas
  • Escolas
  • Desporto
  • Postos de Abastecimento Combustível
  • Restaurantes
  • Instituições Financeiras
  • Saúde
  • Igrejas e Santuários
  • Parques e Jardins
  • Hoteis e Residênciais
  • Cafés e Esplanadas
Experimentem, e já agora, se gostarem partilhem aqui os vossos guias das vossas cidades, aldeias, vilas etc.
Mandem para o meu e-mail, clicando aqui sobre "contactem-me".

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 02, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Guia Completo da Cidade do Porto

A imagem em cima mostra-nos um Grande trabalho do o nosso compatriota Portugal, membro da comunidade google earth, que dicidiu presentear o mundo GE com este Guia Completo Sobre a Cidade do Porto e os seus arredores.
Trata-se de uma ligação em KMZ (significa que não é automáticamente actualizada e que para verificar se há actualizações dever-se-à consultar a nota (post) original do autor, de quando em quando) que contém essencialmente "placemarks" (pioneses identicos aos que utilizamos para marcar um lugar nos nossos mapas de parede em casa) dividido em pastas, cada uma com um tema, nos quais constam Universidades e Escolas Secundárias; Restaurantes, Bares e Clubes Nocturnos, e Centros Comerciais; Desporto; Praias; Lugares; Hóteis; Estações de Transportes Públicos; Hóspitais; Pontos de Interesse; Miscellanea; Industria; e Jardins e Parques.
Aconcelho a não habilitarem todas as pastas de uma só vez pois, poderão encravar o vosso GE caso o vosso computador não seja dos mais recentes.

Truques e Dicas:
  • Colocando um visto sobre o quadrado ao lado de uma pasta "habilita"/"liga" todos os itens dentro dessa mesma pasta.
  • Clicando sobre o triângulo preto à esquerda do quadrado (apenas aparece quando se trata de uma pasta) abre o arvorado do conteúdo dessa pasta.
  • Clicando novamente sobre o mesmo triângulo fecha o arvorado.
  • Clicando sobre um "Placemark" ou pionês que marca um local habilita o modo de visualização html, onde podemos ver conteudos simplesmente em texto, ou também em html composto tal como se faria para uma página web.
O truque principal aqui neste compendium, é explorar. A informação ao nível de "pionéses" e locais de interesse é de tal forma grande que compreende-se o pobre detalhe sobre cada um desses pontos.
No entanto o autor deste trabalho, não nos deixa com água na boca, pois juntamente com a ligação em KMZ também fornece esta ligação html para a sua página de galeria de fotos sobre os diversos temas abordados no seu trabalho, algumas delas verdadeiramente magnificas.
Falta agora alguém com tempo suficiente para ligar todas as imagens da sua galeria aos diversos "placemarks" que ele criou.
Experimentem e comentem!!!

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 01, 2006

o quê onde  
área, palavra ou empresa
cidade ou país Procurar emprego

Regiões de Vinho no Mundo - Versão 1.0

Para os amantes do vinho, hoje, apresento-vos um trabalho de destaque concebido por um utilizador Tuga e colocado para o deleite de todos nós, no forum da comunidade google earth.
O autor deste trabalho em KML, apresenta-se com o nome de utilizador António_Rocha_Graca e descreve da seguinte maneira o seu perfil:

  • Bacherlato de Ciências em Enologia pela UTAD

  • 18 anos de experiência como produtor de vinho

  • Participação na ESB - UCP

  • A sua nota (post) original, está em Inglês, provavelmente dado o facto do seu trablhao ser global, isto é ao abrirmos as Regiões de Vinho no Mundo - Versão 1.0 (que coloco aqui em formato "network link" - significa que quaisquer actualizações que a ligação venha a sofrer quem já tem esta ligação não se precisa preocupar em descarregar novamente o ficheiro KML pois a actualização surge ao nível do servidor e não ao nível do utilizador) encontramos, se habilitarmos todas as subpastas do KML, todas as Regiões de Vinho Demarcadas pelo mundo fora.
    No entanto, dado o principio deste blog (conteúdos exclusivamente Portugueses) a imagem no topo mostra o conteudo do KML apenas com as Regiões Portuguesas habilitadas.
    O Sr. António está assim de parabéns pelo seu contributo à comunidade enóloga mundial como porpocionando aos utilizadores do GE um maior conhecimento sobre as localização das várias Regiões de Vinho Demarcadas, poder-se-ão ainda, a partir desta base, criar outros trabalhos relacionados com tema como: as caracteristicas, marcas, qualidades, etc. sobre cada uma destas regiões o que tornaria a ligação verdadeiramente extraordinária. Tentarei colocar estas questões ao autor do trabalho, pode ser que venha a surgir uma versão 2.0 com ainda mais informação.

    Por agora, experimentem e comentem.

    Etiquetas: ,