Avançar para o conteúdo principal

Guia Completo da Cidade do Porto

A imagem em cima mostra-nos um Grande trabalho do o nosso compatriota Portugal, membro da comunidade google earth, que dicidiu presentear o mundo GE com este Guia Completo Sobre a Cidade do Porto e os seus arredores.
Trata-se de uma ligação em KMZ (significa que não é automáticamente actualizada e que para verificar se há actualizações dever-se-à consultar a nota (post) original do autor, de quando em quando) que contém essencialmente "placemarks" (pioneses identicos aos que utilizamos para marcar um lugar nos nossos mapas de parede em casa) dividido em pastas, cada uma com um tema, nos quais constam Universidades e Escolas Secundárias; Restaurantes, Bares e Clubes Nocturnos, e Centros Comerciais; Desporto; Praias; Lugares; Hóteis; Estações de Transportes Públicos; Hóspitais; Pontos de Interesse; Miscellanea; Industria; e Jardins e Parques.
Aconcelho a não habilitarem todas as pastas de uma só vez pois, poderão encravar o vosso GE caso o vosso computador não seja dos mais recentes.

Truques e Dicas:
  • Colocando um visto sobre o quadrado ao lado de uma pasta "habilita"/"liga" todos os itens dentro dessa mesma pasta.
  • Clicando sobre o triângulo preto à esquerda do quadrado (apenas aparece quando se trata de uma pasta) abre o arvorado do conteúdo dessa pasta.
  • Clicando novamente sobre o mesmo triângulo fecha o arvorado.
  • Clicando sobre um "Placemark" ou pionês que marca um local habilita o modo de visualização html, onde podemos ver conteudos simplesmente em texto, ou também em html composto tal como se faria para uma página web.
O truque principal aqui neste compendium, é explorar. A informação ao nível de "pionéses" e locais de interesse é de tal forma grande que compreende-se o pobre detalhe sobre cada um desses pontos.
No entanto o autor deste trabalho, não nos deixa com água na boca, pois juntamente com a ligação em KMZ também fornece esta ligação html para a sua página de galeria de fotos sobre os diversos temas abordados no seu trabalho, algumas delas verdadeiramente magnificas.
Falta agora alguém com tempo suficiente para ligar todas as imagens da sua galeria aos diversos "placemarks" que ele criou.
Experimentem e comentem!!!

Comentários

Mais populares...

Atlas do Ambiente - Biótopos CORINE

Mais uma carta do Atlas do Ambiente . O Projecto Biótopos Corine 2000 teve como objectivo efectuar uma compilação das componentes físicas e biológicas mais importantes para a Conservação do Meio Ambiental na Comunidade Europeia. Os locais incluídos no Projecto Biótopo caracterizam-se pela existência, no local, de espécies florísticas e faunísticas vulneráveis e de unidades fitossociológicas; pelo "valor do Sítio" relativamente a certo nível taxonómico e "valor do Sítio relativamente a um sintaxon de unidades", assim como pelo valor geológico, geomorfológico ou paisagístico do Sítio. Os biótopos Corine serviram ainda, como base para o levantamento realizado aquando da construção da lista da Rede Natura , é por este motivo que a sua distribuição geográfica coincide com estas áreas. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, as diversas zonas demarcadas como Biótopos (habitats) CORINE. Embora os biótopos Corine não tenham valor le

Atlas do Ambiente - Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos

Mais uma carta do Atlas do Ambiente. No anterior post sobre o Atlas do Ambiente, falámos sobre futuras cartas a serem disponibilizadas aqui no GoogleeartPT, esta é mais uma. A carta de Acidez e Alcanilidade dos solos, refere-se à análise do PH dos solos em água com amostras de todo território continental. Nesta carta são visíveis, através de polígonos interactivos, os seguintes critérios de classificação dos solos segundo o seu PH e (Alcalinidade): <= 4.5 Entre 4.6 e 5.5 Entre 4.6 e 5.5 + (5.6 a 6.5) Entre 4.6 e 5.5 + (7.4 a 8.5) Entre 5.6 e 6.5 Entre 5.6 e 6.5 + (4.6 a 5.5) Entre 5.6 e 6.5 + (6.6 a 7.3) Entre 5.6 e 6.5 + (7.4 a 8.5) Entre 6.6 e 7.3 Entre 6.6 e 7.3 + (5.6 a 6.5) Entre 6.6 e 7.3 + (7.4 a 8,5) Entre 7.4 e 8.5 Entre 7.4 e 8.5 + (5.6 a 6.5) Entre 7.4 e 8.5 + (<=4.5) A ficha técnica da Carta de Acidez e Alcalinidade dos Solos, é visível ao clicarmos sobre a pasta principal "Acidez e Alcalinidade dos Solos". (ver imagem) É ainda

Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos

Hoje ofereço-vos um pequenito presente, criado pelo já famoso, na comunidade google earth , Valery35 . Ao que percebo, trata-se de um utilizador de GE Russo que criou uma empresa de produção de software, mais concretamente, pequenos aplicativos que interagem entre o Google Earth e o ArcGIS um software semelhante ao Microstation mas virado para informação geográfica. O ArcGIS, na sua versão oficial, vem já com uma base de dados enorme sobre divisões políticas ao nível de freguesias, em alguns paízes. Este nosso amigo, deu-se ao trabalho de passar essa informação, existente no ArcGIS sobre o nosso canto Oeste da Lusitânea, para o Google Earth convertendo-a com um aplicativo criado pela sua empresa. O resultado é este, as Regiões Administrativas ao Nível dos Concelhos . Na imagem directamente em cima podem ver que o nível de detalhe estende-se às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No contorno das Ilhas, normalmente invisivél dada a falta de detalhe nos perímetros fronteiriços do